English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Inti Raymi - La fiesta del Sol en Cusco

Quando cheguei em Cusco, em julho do ano passado, mal pude acreditar que havia perdido por poucos dias um dos festivais da cultura andina mais significativos: o Inti Raymi, La Fiesta do Sol, que acontece todo ano, em 24 de junho. Decidi, então, que não poderia ficar de fora do próximo. Ou seja, Cusco, aí vou eu! De novo!!!

O Inti Raymi é uma cerimônia inca que se realizava anualmente em Cusco, a capital de Tawantinsuyo, entre o período final da colheita e o início do equinócio de inverno nos Andes, na segunda metade do mês de junho. Na época dos incas, o Inti Raymi marcava o final de um período (ano) e início de outro, celebrando sempre o que a terra fornecia como alimento. Mais uma vez, aqui está Pachamama!

Esquema do Inti Raymi hoje
A festa que celebra o Deus Sol mobiliza toda a cidade de Cusco e acontece em três locais cheios de magia e história:
  • Templo de Qorikancha, que na época do incas era o principal templo ao Sol.
  • Plaza de Armas, a praça mais charmosa do mundo
  • Saqsaywaman, sítio arqueológico próximo a Cusco.
Encenação na Plaza de Armas - foto do site da Emufec
Encenação em Saqsaywaman - foto do site da Emufec
É possível assistir gratuitamente os dois primeiros momentos, sendo que para estar em Saqsaywaman é necessário comprar ingressos. A empresa que cuida desse fabuloso evento é a Empresa Municipal de Festejos de Cusco (Emufec). No site deles, é possível conhecer mais a respeito sobre o festival e sobre procedimentos de reserva de ingresso*. As informações desse post foram traduzidas desse site, assim como as fotos foram retiradas de lá. Em breve, terei as minhas!
 
*Comprar ingressos direto do Brasil não é tão simples, mas possível. Contudo, é necessário retirar com antecedência na própria empresa. Sorte a minha ter amigos vivendo em Cusco.

3 comentários:

  1. Hola,

    Queremos utilizar la foto que estas en este sitio. Cómo haremos?

    Rúbia Calais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Rúbia! Las fotos que aquí están son del sitio de Emufec, como está dito en las leyendas. Pero, yo tengo muchas fotos que hizo en el Inti Raymi en 2011. Le gustaria conocer? Quieres utilizar dónde las fotos? Escríbame en ayla.fzanini@gmail.com

      Excluir