English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 17 de junho de 2012

Inti Raymi, a Festa do Sol em Cusco

Grande Inca em Sacsayhuaman

Era no tempo dos grandes incas. Ao fim da noite mais longa do ano, o alívio de iniciar uma nova jornada, dia de agradecer aos deuses e pedir sua proteção para o novo período.  Uma grande cerimônia está para começar e os peregrinos dos quatro cantos do império já estão no umbigo do mundo: Cusco. O culto ao deus sol é celebrado por toda sociedade andina que se organiza de acordo com sua região de origem. Cada um tem seu papel e conhece suas obrigações. A importância religiosa, social e política do IntiRaymi, a Festa do Sol, era tal, que a celebração se tornou conhecida em todo império inca.

De acordo com o cronista e historiador cusqueño Garcilaso de La Vega, o Inti Raymi era uma das celebrações mais importantes dos incas e marcava o início de um novo ano. Em seus registros consta que a festa foi realizada com a presença do grande Inca pela última vez em 1535. Aí, a história já é conhecida: dominação espanhola, imposição da fé católica e abolição de rituais considerados pagãos pelos novos moradores dos Andes.

Depois de suprimido pela Igreja Católica, o Inti Raymi deixou de ser celebrado até 1944, quando um grupo de intelectuais e artistas cusqueños decidiram recuperar essa herança andina. Desde então, o IntiRaymi passou a ser apresentado anualmente, em 24 de junho, na cidade de Cusco.

O Inti Raymi, que no tempo dos incas era uma cerimônia religiosa, agora é uma apresentação teatral que evoca as recordação dos antigos povos andinos e contribui para a conscientização histórica dos habitante de Cusco, que dividem sua festa com seus conterrâneos de diversas partes do Peru.

A celebração ao deus inti também tem atraído muitos turistas estrangeiros, que já percebem que a cidade habitada mais famosa do Peru merece tanta atenção, quanto a que é dedicada à sua famosa vizinha, Machu Picchu. 

A festa que louva o deus sol é parada obrigatória para os que desejam conhecer um pouco mais da cultura desse povo andino, que transformou um costume inca em tradição popular que louva a história de seus ancestrais.

Participei dessa grande celebração no ano passado e, sim é uma festa turística. Mas vale estar no meio do povo que se espreme para ver passar o grande inca e seu séquito dedicado. Os cusqueños sabem celebrar suas tradições e cabe a nós, turistas, buscar um espaço em meio a isso.















Nenhum comentário:

Postar um comentário