English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 16 de outubro de 2010

Ica - Huacachina

Huacachina

Minha última parada antes de Lima era em Ica. Já tinha lido bastante a respeito dessa cidadezinha que guarda o oásis das Américas: Huacachina. Antes mesmo de chegar ao Peru, fui incentivada a reservar mais de um dia por lá. Antes de deixar Arequipa, o dono do hostel em que ficamos também foi só elogios a Ica: "Lá é sempre sol, todos os hostels tem piscina, vocês podem relaxar e curtir com muita tranquilidade e ainda praticar sandboard."

Ao chegar em Ica já é possível notar que a paisagem parece de filme. Dunas imensas compõem o cenário dessa cidadezinha bem desenvolvida e com um belo centro comercial. Mas não era ali nosso lugar. Do terminal rodoviáro pegamos um taxi e fomos rumo a Huacachina. Cerca de 10 minutos depois pude comprovar que o lugar se tratava realmente de um oásis e que tudo era verdade.

O clima é perfeito: sol, céu azul e muita paz. O lugar parece uma vila hippie e é repleto de mochileiros de todas as partes do mundo. Uma volta ao redor da lagoa e é possível fazer amigos, assistir a espetáculos artísticos ou, simplesmente, relaxar curtindo a bela paisagem.

Lenda
Como tudo no Peru é místico, há uma lenda sobre esse belo oásis de Huacachina. Trata-se de uma história de amor muito antiga, de tempos pré-hispânicos. Uma formosa donzela, proveniente do próximo povo de Tacaraca, chega desconsolada a este lugar, onde só tinha uns quantos huarangos, e chora a morte de seu amado, um valente geral inca. As lágrimas desta mulher, de olhos verdes e cabelo muito negro, foram formando pouco a pouco a lagoa. Diz-se que nas noites de lua nova ainda se podem escutar suas lamentos. 


Sandboard
Huacachina é conhecida pelas suas belas dunas, onde é possível arriscar-se no sandboard. Você pode alugar uma prancha ao redor da lagoa e subir sozinho (desse jeito você não vai muito longe), ou, contratar um passeio de bugue.

Eu fiz os dois e recomendo o bugue! Eles saem disparados pelas dunas e é emoção total! Guarde as câmeras, não leve celulares nem nada do tipo. A areia entra em todos os lugares imagináveis! Eu tomei vários tombos ensaiando minhas descidas em pé na prancha. 







Mas, o que valeu mais pena e que jamais sairá da minha cabeça é o por do sol nessas dunas. Realmente, uma bela imagem de despedida do Peru!





Um comentário: