English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Carlos e as buzinas de Lima

A chegada no Aeropuerto Internacional Jorge Chávez, em Lima, foi super tranqüila. Nossas mochilas chegaram bem, sem nenhum dano. (veja dica abaixo). O aeroporto e lindo e muito organizada. Rolou um friozinho na barriga na hora de passar pela imigração. Mas foi tudo bem. O Hector, funcionário da imigração, foi quem me deu meu primeiro carimbo no passaporte, com 30 dias para aproveitar o Peru. Com a Daí também tudo bem.

Aeroportos são um não-lugar, certo? Tudo e lindo e calmo. Assim que deixamos o aeroporto, vários taxistas se aproximaram. Saímos à direita em direção a um deles, Carlos. Ele nos levou ate seu carro, eu acho que uma espécie de Civic preto, muito limpo e bonito. Mais que prontamente, já liguei a câmera e comecei a entrevista.

Carlos è peruano de Huaraz, uma província ao norte de Lima. No caminho entre Callao e Miraflores, Carlos foi nos dando uma aula sobre a cidade. Nos explicou que Lima e dividida em distritos (Callao, Miraflores, San Isidro, Barranco e outros). Comentei que o tempo aqui era parecido com São Paulo. Com muitas nuvens, um céu cinzento e garoa fina. Ele nos disse que assim e Lima sempre! Comentou também que aqui e muito seco e que não chove nunca, apenas garoa sempre! Ele destacou uma curiosidade sobre a cidade: não existe saída para água nas ruas, não há os bueiros. Ele também comentou que muitas casas em Lima são feias de barro e que se chovesse muito por aqui, seria um caos!

No caminho ate Miraflores, onde fica nosso hostel, aprendemos muito sobre Lima, mas o que não vamos esquecer e o transito totalmente caótico! Os carros param em qualquer lugar, há diversos tipos de ônibus e vans que disputam passageiros com os táxis e ficam buzinando o tempo todo.

Dicas e perrengues
- Os táxis em Lima não possuem taximero, por isso, combine o valor da viagem antes. De Callao, onde fica o aeroporto, a Lima, são 45 soles. Há opções mais baratas, mas não tão seguras quando se esta com bagagens e com aquela pinta de turista. Mas, aos que quiserem se aventurar, e so sair um pouco da frente do aeroporto e pegar uma dessas vans ou algum táxi não oficial. Como saber se não e oficial? Acredite, você saberá!

- Esteiras de avião são perigosas para qualquer mala. Mas, no caso de mochilas há um desejo em destruí-las. Por isso, não hesite em gastar cerca de R$ 30 para embala-las antes de despachar para embarque. Você pode se informar se sua companhia aérea oferece esse tipo de serviço também.

- Varias pessoas me disseram que trocar dinheiro antes do embarque era algo tranqüilo de fazer. Bom, não foi assim comigo. O único banco que faz o cambio para soles (moeda peruana) e o Safra, em Guarulhos. Liguei com uma semana de antecedência para avisar da minha necessidade, mandei e-mail e ainda, um dia antes liguei novamente. Sempre me disseram para ficar tranqüila que eu poderia fazer o cambio numa boa. Bom, ñ foi bem assim. Chegamos no guichê e a moca me informou que não tinha soles. O cara com quem eu falei so entrava às 5 da manha, horário que eu deveria embarcar. Sai como uma doida em busca de outras casa de cambio que tivesse soles. Não tem nenhuma. Quando já estava desistindo, a moca do Safra me chama no meio do aeroporto e diz que agora tinha o dinheiro. Ai, ai, eu já estava uma pilha nessa hora. Enfim, não deixe isso para ultima hora!!!

Um comentário:

  1. mas que zica hein qto mais vc tenta organizar as coisas mais surpresas vc tem kkk

    ResponderExcluir