English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A velha montanha, Machu Picchu

Bandeira de Cusco no alto da montanha MachuPicchu
Enquanto todos os turistas iam em direcao a Winapichu ou a Intipunku, a Porta do Sol, por onde eu havia chegado no dia anterior, la fui eu procurar as placas que indicavam o caminho para a velha montanha, Machu Picchu. No mapa que recebemos, esse trajeto esta classificado como alternativo.

Nao é para menos, sao 1h30 de caminhada, para quem tem fôlego, numa subida muito ingrime ate o topo da montanha. Esse caminho, de pedras desniveldas, tambem e original dos incas, que fizeram diversos caminos ate o santuario de Machu Picchu. Eu agora estava percorrendo o segundo deles.

A subida é exaustiva. Era necessario parar algumas vezes para recuperar o fôlego. Normalmente, eu faria algumas pausas de uns 5 minutos, como fiz tantas vezes durante a trilha inca. Mas, nessa escalada isso nao era possível. Eu queria ver o sol banhando, pouco a pouco, a montanha nova, Winapichu, que estava a minha frente. E uma visao espetacular e a cada vez que eu olhava para tras, El sol me apressava e Pacha Mama me dava forcas para subir mais rapido. Loucura, eu sei. Nao deveria ter subido tao rapido e sozinha. O risco de ter falta de ar e grande e eu ja havia sido alertada sobre isso nos meus quatro dias de trilha.

Felizmente, tudo deu certo! La do alto da velha montanha, eu contemplava tudo pelo qual sempre sonhei: a minha frente, a cidade sagrada dos incas; ao meu lado direito, bem longe, o acampamento do terceiro dia da trilha que tanto custou a mim; ao meu lado esquerdo, Águas Calientes, a cidade base para visitar esse santuario tao especial; e, atras de mim, a cordilheira nevada. Todo esse cenario so para mim.

Fui até a beira da montanha, abaixo de onde e permitido ficar, e encontrei uma pedra, quase no formato de um banco. La me sentei, com todo cuidado, e, mais uma vez, chorei. Dessa vez, nem sei dizer o motivo. Entrei em epifania. Tudo passava pela minha cabeca, tudo era colocado em perspectiva, as quais nao vou dividir nesse blog. Eu as escrevi em meu diario e um dia espero entender tudo aquilo. Vinte paginas e nao sei dizer quantas horas depois, me levantei do meu banquinho e fui comecar a descida.

Notei que não havia nuvens nesse momento. O céu era todo azul e limpo. Nao era mais sonho, era realidade. Deixar esse lugar foi muito dificil para mim. Senti como se tivesse deixado uma parte minha nesse santuario. Com certeza, jamais esquecerei meus momentos aqui.

Um comentário:

  1. Não eu nao sei o que é uma epifania....

    Que bom q esta sendo inesquecivel esta primeira viagem rumo aos seus sonhos... ;)

    ResponderExcluir