English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Momentos cusqueños

Acordei bem cedinho hoje, coloquei todas as roupas de frio e fui rumo a Catedral de Cusco para assistir uma missa. Ate as 10 da manha e possivel entrar na catedral sem pagar nada. No caminho para a Plaza de Armas, notei que tres homens bloqueavam uma das ruelas que da acesso a Calle Recoleta, onde estou hospedada, com uma faixa e um tambor. Como estava a pe, passei sem problemas.

Chegando na igreja, fui tomar um assento para participar do ritual. Tudo muito catolico, sem nada regional. Eu esperava uma oracao em quechua ou algo assim, mas nao rolou. Uma vez dentro da igreja, e possivel caminhar por quase todas as areas. Ha varias placas dizendo que nao se pode tirar fotos. Mas, e logico que eu tirei algumas. ;)

Estava a apreciar um dos altares da imponente catedral quando ouvi barulho de tambores, apitos e pessoas gritando. Pensei na hora: "aquele piquete chegou aqui!". Quando sai da igreja, me deparei com cerca de 50 homens com bandeiras vermelhas pedindo algo num so coro. A policia acompanhava muito de perto a manifestacao e deu um certo medo ve-los com umas armas enormes em maos para uma situacao como aquela.

Enfim, como nao compreendia o que era, me aproximei de uma senhora e perguntei. Ela me disse que era uma manifestacao dos empregados da construcao civil por melhores condicoes de trabalho, melhores salarios e tudo que um trabalhador, por direito, deveria ter. Mais uma vez, fui agraciada com uma cusqueña muito simpatica que passou uma hora comigo. Nelida, minha amiguinha, logo reconheceu que eu era brasileira e me convidou a entrar na missa com ela. Quando disse que ja havia assistido a missa, ela ñ se contentou e falou: "vou te levar numa capela especial". E fomos ate uma capela na lateral da catedral, onde ela se ajoelhou comigo e comecou a rezar.

Nelida me disse que eu deveria ir ate a pedra dos 12 angulos, que fica perto da catedral, para fazer um pedido. Todos que eu conheo aqui so sabem desejar um bom camino para minha jornada a Machu Picchu. E e isso que me da energia!

Um pouco mais tarde, por volta das 11, quando retornava a praca com a Dai, fomos surpreendidas por um desfiles de niños em comemoracao ao mes da independencia do Peru. Em 28 de julho e comemorado a independencia do pais, proclamada por Jose de San Martin. Mas o niños cusqueños ja estavam em festa hoje.

Foi uma delicia ve-los desfilar pelas Plaza de Armas ao som de uma bela fanfarra. Estar em Cusco e vivenciar energias positivas sempre! Nao tenho vontade de deixar essa cidade nunca mais!!

2 comentários:

  1. Que legal Ayla, aposto que você nem viu isso antes de viajar, né?
    Viu como quando Deus quer não há quem não queira?? Aproveite ao máximo Aylinha!
    bjssss

    ResponderExcluir
  2. tirar foto na igreja é pecado mortal

    ResponderExcluir