English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ligando os pontos: Os guias de viagem

Como de praxe, tendo a preferir um livro que passar horas no computador. Então, minha pesquisa começou nos guias de viagem. Primeiro, comprei O Guia do Mochileiro - Um Roteiro Pela Bolívia e Peru, de Alice Watson, que, como já mencionei, me encorajou a seguir com a ideia de mochilar sozinha. Ele é divertido pelo relato, mas não serve para levar debaixo do braço. Falta informação, o que já sobra no Guia criativo para o viajante independente na América do Sul, de Zizo Asnis & Os Viajantes. Esse eu emprestei com a Susana, uma das pessoas que mais me deram força em encarar essa aventura. A Su exala otimismo e já foi para o Peru. Por essas e outras, foi uma das minhas fontes mais seguras.

Com o guia emprestado pela Su, eu me muni de todas as informações que precisava para rabiscar, dessa vez, para valer, meu roteiro. Esse guia me ajudou a entender como ir de uma cidade a outra. Ou seja, como ligar meus pontinhos. Foi em março que eu defini finalmente meu roteiro: Lima – Cusco – Machu Picchu – Águas Calientes – Arequipa – Puno – Copacaba – La Paz.

Óbvio que a decisão do roteiro não foi feita somente em cima de guias. Pesquisei, e muito, em diversos sites, sendo o mochileiros.com o melhor deles. O site permite trocar informações com outros viajantes, compartilhar roteiros, tirar dúvidas, entre outros. É fonte indispensável de consulta para qualquer mochileiro, ainda mais para os de primeira viagem, como eu. Aliás, vale a pena conferir o Guia do Mochileiro de 1º Viagem deles.

Apenas para citar, comprei também o Rough Guide Peru, de Dilwyn Jenkins, mas não me adaptei.

Qual guia levar?
Eu escolhi o Peru Travel Guide, da Lonely Planet, para ser meu companheiro de viagem. Ele é o mais atualizado (abril/2010), o que tem mais mapas e indicação de hospedagens. Só possui versão em inglês e pode ser comprado pelo volume ou somente alguns capítulos, pelo site da Lonely Planet, onde é legal fazer um cadastro e trocar infos também.

Um comentário:

  1. Sou leitora assídua do Mochileiros.com desde 2008. Sempre me ajudou a decidir pontos turísticos a conhecer e onde ficar. :)

    ResponderExcluir