English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Santuario Historico de Machu Picchu

A primeira licao que guardei sobre Machu Picchu, assim que cruzamos a Porta do Sol, e que esse local tao especial e um santuario, um local sagrado. Edgar, nosso guia, fez questao de ressaltar que esse espaco era especial para os incas e que deveriamos conter nossa alegria e nao gritar, pular, ou coisas do tipo. No caminho entre a Porta do Sol e a famosa pedra onde tiramos a foto tao sonhada, ha um espaco de purificacao e um templo para Pacha Mama, mae terra. Deixei 3 folhinhas de coca para ela e agradeci pela minha jornada.

Aos mochileiros que chegam pela trilha, e necessario descer ate a porta por onde chegam todos os turistas vindo de Águas Calientes, para deixar as mochilas, pois nao e permitido carregar grandes bagagens. Depois de nos livramos do peso, Edgar apresentou, num tour de aproximadamente duas horas, a cidade sagrada dos incas.

Ele nos mostrou os principais pontos: o templo do condor, o templo do sol, a praca principal entre outros. Entao, nos deixou livres para caminhar. Estavamos eu, Dai, Alisson e Cassiana. Conhecemos outros pontos da cidade, mas o cansaco pedia que fossemos embora.

Como eu ja havia planejado passar a noite em Aguas Calientes para voltar a Machu Picchu no dia seguinte, nao achei ruim ir embora por volta das 14 horas. Descemos de onibus a Aguas Calientes, onde almocamos com nosso guia e nos despedimos dele.

Águas Calientes
A cidade so serve mesmo como apoio aos turistas que desejam chegar a Machu Picchu da maneira mais facil: trem e onibus. A praca principal e ate que bacaninha, ha inumeros restaurantes e uma briga por clientes. Eles quase te puxam para dentro. Aos mais corajosos, e possivel visitar as aguas termais para relaxar um pouco. Aos que preferem relaxar de outra maneira, nao faltam bares nas pequenas ruelas.

As entradas para Machu Picchu podem ser compradas perto da praca principal, ao lado da igreja. Estudante com carteirinha ISIC paga 70 soles. Como eu pretendia ir a Machu Picchu no dia seguinte, tratei de comprar minha entrada com antecedencia, assim como os bilhetes do onibus, que custam 7 dolares, ida e volta.

Edgar havia me avisado que se eu quisesse subir Winapicchu, que fica dentro do Santuario de Machu Picchu, eu deveria madrugar na fila do onibus, pois so sao permitidas 400 pessoas por dia. Foi o que fiz: acordei as 4 da manha e la fui para a fila do busao na rua gelada de Aguas Calientes. Claro que ja havia uma fila enoooorme na minha frente.

As 5h30 sai o primeiro onibus. Eu so consegui pegar o sexto e, a essa hora ja havia perdido as esperancas de conseguir um ticket para Winapicchu. Quando finalmente, passei no controle do Santuario, o rapaz me confirmou que nao havia mais ingressos para escalar a "montanha nova". Super desapontada, sentei do ladinho enquanto os turistas passavam desesperados por mim. Foi quando um anjo, com uniforme do Instituto Nacional de Cultura (INC) tocou meu ombro e me disse: "¿Chica, quieres Machu Picchu solo para usted?". Eu respondi que sim e ele me indicou que escalasse a montanha velha, Machu Picchu. Disse-me que poucos turistas iam nessa direcao, mas que era a visao mais bonita da cidade.

Quando ele me apontou onde era, me dei conta que era a montanha que haviamos avistado durante o terceiro dia inteiro da trilha. Muito alta. No topo dela, a bandeira de Cusco. Sem pensar duas vezes, com os jolehos ainda arrebentados e, dessa vez, sem bastao de caminhada, la fui eu, sozinha, escalar minha montanha.

2 comentários:

  1. não creio q la foi vc! HAHAHAHAHAH... pique total!

    ResponderExcluir
  2. só pra variar vc vai pelo caminho mais dificil ne kkk

    ResponderExcluir