English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 13 de julho de 2010

Cusco, Qusqu

A melhor decisao que eu poderia ter tomado era vir de Lima para Cusco de aviao. Para quem puder, ja fica a minha dica. Durante todo o voo, a paisagem e exuberante. O marrom das montanhas impera, intercalando no branquissimo da neve no topo. Sao 50 minutos de voo nos quais voce nao consegue tirar os olhos da janela.

Quando o comandante avisou que estavamos proximos de Cusco, a reacao de diversas pessoas foi: "onde vamos descer?". E eis que surge, em meio a essa cadeia imensa de montanhas a belissima Cusco. O aviao faz a volta na cidade e foi possivel reconhecer ate mesmo a Plaza Mayor.

Ao meu lado, estava um senhor, Antonio. Ele e brasileiro, mora no Rio e estava retornando a Cusco apos 20 anos. Agora, trazia consigo seus dois filhos, de 14 e 16 anos. Veja a coincidencia: eles tambem vao empezar el camino inca na sexta-feira. Antonio me mostrou alguns pontos da cidade que ele se lembrava. Enquanto o aviao fazia suas manobras, nao pude conter as lagrimas de felicidade de estar aqui, finalmente, realizando meu sonho. Do alto, Cusco e encantandora. Por terra, nao poderia ser diferente.

Parece exagero, mas a vontade que se tem quando se chega nessa cidade e de ñ falar. Aos que me conhecem, sabem que isso e quase impossivel. Mas e verdade. Tudo aqui merece momentos de contemplacao.

Meus ouvidos estalaram alguns minutos depois de desembarcar. E normal, por causa da altitude: a cidade esta a 3400 metros. Pegamos um taxi no aeroporto onde fomos praticamente roubadas! Nos cobraram 20 soles pela viagem, que normalmente seria US$ 3. Claro que so descobri isso aqui.

O hostel e muito aconchegante. Assim que o Javier nos acomodou, num belo quarto com banheiro privado, cama boa e muuuitos cobertores, fui conhecer os outros comodos. Na cozinha, conheci a Cati, que me ensinou como mascar coca e gentilmente fez o meu cha. O gosto nao e dos melhores, mas e necessario para evitar o mal da altitude, ou soroche.

Depois de acomodadas, seguimos pelas simpaticas ruelas cusquenas rumo a Plaza Mayor. Chegando la, a energia muda. A vontade e de sentar e ficar parado ali por horas, que e o que farei daqui a pouco. :)

Compramos o boleto turistico, que da acesso as principais atividades de Cusco e arredores. Agora, a Daiane esta dormindo. Dizem que ao chegar aqui essa e a vontade: dormir, dormir e dormir. Mas eu nao consigo. Minha euforia e demais!

Um pouquinho de historia
A cidade era o mais importante centro administrativo e cultural do Tahuantinsuyu, ou Império Inca. Lendas atribuem a fundação de Cusco ao Inca Manco Capac no século XI ou XII. As paredes de granito do palácio inca ainda estão lá, bem como monumentos como o Korikancha, ou Templo do Sol.


Depois do fim do império, em 1532, o conquistador espanhol Francisco Pizarro, invadiu e saqueou a cidade. A maioria dos edifícios incas foi arrasada pelos clérigos católicos com o duplo objetivo de destruir a civilização inca e construir com suas pedras e tijolos as novas igrejas cristãs e demais edifícios administrativos dos dominadores, desta forma impondo sua pretensa superioridade européia.

A maioria dos edifícios construídos depois da conquista é de influência espanhola com uma mistura de arquitetura inca, inclusive a igreja de Santa Clara e San Blas. Freqüentemente, são justapostos edifícios espanhóis sobre as volumosas paredes de pedra construídas pelos incas.

De forma interessante, o grande terremoto de 1950, destruindo uma construção de padres dominicanos, expôs que esta fora erigida em cima do Templo do Sol, que curiosamente resistiu firmemente ao terremoto.

Esta teria sido a segunda vez que aquela construção dos dominicanos fora destruída, sendo que a primeira vez fora em 1650 quando a construção espanhola era bem diferente.

Dica:
Ñ acredite nos taxistas que te dizem que seu hostel fica muito longe da plaza mayor. Eles so querem te levar para os que pagam comissao a eles. Ñ pague mais que 10 soles no taxi do aeroporto para o centro!

3 comentários:

  1. Taxista FDP existe no Brasil e existe no Peru!!kk
    Em Jandira é igualzinho se tu for perdido se fode!

    Essas minhas amigas estão muito voadoras viu. :P

    ResponderExcluir
  2. Oi Ayla!!!

    estou encarando a viagem ao Peru em setembro... mas já não conseguimos mais a Trilha Inca... conseguimos apenas a Trilha de Salkantay.
    Com qual empresa você foi de Lima a Cuzco? Comprou em Lima ou saiu com a passagem comprada do Brasil.
    Obrogada e boa viagem!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rica. Eu comprei tudo aqui do Brasil. Fui de Taca. Boa viagem para você!

    ResponderExcluir