English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Como era Cusco antes dos espanhóis?

Qoricancha, Cusco
Cusco é a cidade mais encantadora, mistica e cheia de tradição que ja conheci. Aos que pretendem visitá-la, fica meu conselho: não venha com roteiro pronto, com dias contados. Eu pretendia ficar 3 dias e fiquei seis. E fui embora com a sensação de não ter visto tudo, de não ter experimentado tudo que esse local pode proporcionar.

Nessa foto aqui do lado, esta Qoricancha, o Templo do Sol. Esse templo foi um dos mais venerados no tempo dos incas e hoje so e possível ver parte dele. O motivo? Bem em cima desse local sagrado, os invasores espanhóis, junto com a sempre respeitadora igreja católica, construiram o Convento de Santo Domingo. Infelizmente, essa historia se repete em varios locais de Cusco e Qoricancha e um dos mais privilegiados, pois ainda conseguimos ter uma ideia de como era o templo dos incas.

A Catedral de Cusco, na Plaza de Armas, e um belo exemplo disso. Imponente e considerada uma das mais importantes catedrais das Americas, sua construção foi iniciada em 1539 sobre outro templo inca e o material utilizado foi pedra. Adivinha de onde os espanhois pegaram as pedrinhas? De diversos locais, dentre eles, Sacsayhuamán.

Sacsayhuamán e uma fortaleza cerimonial localizada a dois quilometros ao norte da cidade de Cusco. Sua construcao e da época do governo de Pachacútec, o mais venerado inca. Ha dúvidas sobre o que exatamente foi esse lugar: se uma fortaleza militar ou um local de veneracao. O que se sabe e que o local foi construido no formato do puma, animal da triade inca que guarda a terra.

Voce pode conhecer esses três locais e alguns outros como Tambomachay, onde se cultuava a agua, a 8 Km de Cusco, por sua conta, com um taxi. Ou, pode contratar alguma empresa e fazer um city tour de meio dia. Como eu gosto de saber tudo, contratei o city tour e foi ótimo. Vale lembrar que para entrar nesses locais e necessario ter o boleto turistico. Com excecao da catedral, que nao esta incluida e que custa 25 soles.

2 comentários: