English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 20 de julho de 2010

Chuva, frio e muita subida! – Trilha Inca 2º dia

Amanheceu chovendo, do tipo que não deveria acontecer no inverno. Tomamos nosso desayuno debaixo de uma espécie de quiosque. Dava para notar que estávamos dentro da propriedade de alguns moradores tradicionais. Edgar nos disse que existem alguma famílias que moram nesse trajeto do Camino Inca e que eles cedem seus espacos para os acampamentos em troca de uma certa ajuda do governo. Bom saber que pelo menos nao somos tão invasores assim.

Depois de tomar aveia quente, pan con huevos e mantequilla, vestimos nossas capas, pegamos nosso bastão e bora caminhar. Nesse dia, decidimos contratar porteadores para carregarem nossas mochilas. Custou-nos 80 soles. Apesar do preço não ser barato, senti-me muito mal por vê-los carregando aquele peso todo que eu, mochileira de primeira viagem, havia colocado nas costas. E uma sensação estranha: você os ajuda contratando seus serviços, mas quando os ve passar correndo, na chuva, com aquele peso todo (chegam a carregar 30 kg), a sensação é péssima. Não sei explicar.

Achava que pela manhã estava frio. As duas primeiras horas de caminhada foram muito sofridas. O segundo dia da trilha inca é quando se sobe mais, chegando a 4200 mts. Já sabia que seria o dia mais puxado e aquela chuva da manha me assustou bastante. Tinha esperanca que ia melhorar o tempo, quando a chuva ficou mais espessa e a temperatura caiu. Depois da primeira parada, segui caminho sozinha. Edgar, nosso guia nos deixou livre para caminharamos conforme nosso tempo. Segundo ele, e melhor nao parar muito.

Eu, Cassiana, Gilbert (guia) e Marcio. Ao fundo está o Paulo
A Dai ficou para trás. As subidas foram muito difíceis para ela. Edgar a acompanhou o trajeto todo. Para mim, tambem não foi fácil. Os pulmões pareciam que iam explodir. No desespero da subida, com a falta de ar, o instinto nos faz abrir a boca e puxar. Mas, a essa altitude, de 3 a 4 mil metro, ele e meio escasso e isso nao se deve fazer.

Não podiamos ver qual seria o fim da subida. Tampouco aproveitamos a vista das montanhas. Uma nevoa cobria tudo e a chuva não nos deixava levantar muito o rosto. Não conseguia sacar a câmera de tanta chuva.

O combinado desse dia era caminhar ate as 14h e entao almocarmos ja no nosso acampamento. No meio do caminho fizemos uma breve parada para comprar água e usar o banheiro. Era impossivel ficar parado. O frio doia nos ossos e com cinco minutos ja nao era possivel sentir os dedos. Nessa parada, Cassiana e eu seguimos a trilha com o Marcio, outro brasileiro. O amigo dele, Paulo, estava um pouco atras, passando mal.

Quando, finalmente, alcancamos o topo mais alto, fomos expulsos da montanha. Um vento fortissimo, com chuva e granizo nos cortava a pele. As capas nao adiantavam de nada e nao houve parte do corpo que estivesse seca. Depois de tanto subir e sequer conseguir apreciar a vista, tivemos que descer rapidamente. A Cassiana estava a dois passos de mim e eu nao a conseguia ver. Esse foi o pior momento de toda trilha. Meus joelhos ja davam sinais de dor e o frio e as roupas molhadas so completavam o cenario.

Para azar nosso, e mais ainda dos porteadores, as barracas estavam molhadas tambem. A tarde e a noite desse dia forma um caos. Tudo estava molhado e o frio era de cortar. Nao preguei o olho um segundo. Pior que estar nessa situacao era pensar que a chuva nao dava sinais de tregua. Segundo os guias, se nao parasse ate o dia seguinte, as chances de ver Machu Picchu no 4º dia eram pouquissimas.

5 comentários:

  1. "E uma sensacao estranha: voce os ajuda contratando seus servicos, mas quando os ve passar correndo, na chuva, com aquele peso todo (chegam a carregar 30 kg), a sensacao e pessima. Nao sei explicar."

    É muita subserviência... Os turistas bacanas usando homens como burro de carga... E é tão comum para eles!
    Mas é a tal história: quem vai fazer esse tipo de trabalho se eles não se dispusessem a isso?
    --

    Tô ficando sem ar por vocês, lendo esse relato! haha
    Ai, tomara que o tempo tenho melhorado miraculosamente nos dias seguintes!

    ResponderExcluir
  2. NOSSA! sufoco total!!! mas tem de ser assim... a intensidade de TUDO é vida! é isso ae! VAI!!!

    ps: o bom é q ja tem o próximo post! yeah! não tenho q esperar "o capítulo de amanhã"! hehehehe

    ResponderExcluir
  3. meu Deus quase fiquei sem ar junto kkk. Falei pra vc nadar mais aylinha pegar resistencia, vc nao me ouviu!!! kkk

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha certeza q a Dai ia passar vc depois rsrs

    ResponderExcluir
  5. é... foi tipo aquela fábula da corrida dos bichos... a aylica saiu correndo na frente, mas depois durmiu no ponto e a dai passou ela... huahuahauahuahaua

    ResponderExcluir