English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 13 de julho de 2010

Lima - Centro Histórico

Na minha primeira segunda-feira de férias, meu relóginho biológico fez questao de me acordar no horario que eu teria que trabalhar. Foi engraçado porque eu acordei apavorada chamando a Dai pra gente sair e tal. Foi quando ela me lembrou que eram 5 da manha daqui. Ou seja, sete do Brasil! Ai, ai...

Esse sentimento de trabalhador passou e eu fui curtir o hostel. Tentei trocar ideia com um cara que também estava meio perdido no fuso horario, mas nao rolou. Nem consegui descobrir que idioma ele fala! Hahahahaha

Bom, na hora certa, por volta das 9h, acordei a Dai e fomos tomar café (um paozinho seco numa manteiga dura), perguntamos como fazer para chegar no centro e fomos. Decidimos viver Lima à flor da pele e pegamos uma van, uma espécie de micro-ônibus. O trajeto de Miraflores ao centro é feito pela Avenida Arequipa e custa 1 nuevo sol. Nao há catraca, e os pontos de ônibus sao desnecessários. Todas as vans passam e buzinam ora chamando os passageiros, ora para "avisar" que vao fechar algum carro. É tudo muito louco e barulhento. Assistir essa doideira da calçada já da um medo. Andar nisso é uma verdadeira aventura e o jeito mais barato também.

Uma vez dentro, é só avisar ao cobrador em que ponto você irá descer e ele lhe dirá quanto custa a passagem. Nao vale a pena tentar entender como eles medem o trajeto, mas é assim: quanto mais vc anda, mais paga. Eu acho! rs

Descemos perto da avenida Tacna e fomos a pé até a Plaza San Martin. Em volta dessa praça há alguns cafés, um hotel muito bonito e um KFC. Você, brasileiro, se lembra do KFC, aquela rede que servia frano? Sente saudades? Pois venha ao Peru! Aqui tem mais KFC que McDonalds. Os peruanos adoram pollo.

Seguindo em frente, caminhamos pelo centro comercial de Lima e, finalmente, chegamos a Plaza Mayor, às 11h45. O timming foi perfeito e ñ programado: chegamos bem na hora da troca da guarda no Palácio de Gobierno. É bem legal, os guardas ficam impecavelmente bem vestidos e fazem uma cerimônia muito bonita, com direito a fanfarra e tudo. Vale ressaltar que se você quiser visitar o palácio, é necessário agendar com 48 horas de antecedência.

Também na Plaza Mayor, fica a Basílica Catedral de Lima, fundada em 1535, por Francisco Pizarro, que jaz aqui dentro. A visita custa  soles e dá direito a um guia, em português ou espanhol. Se preferir, pode-se visitar sozinho, com um guia de bolso, também em espanhol. A catedral é reconhecida como patrimônio histórico da humanidade e é passagem obrigatória no centro histórico de Lima. A visita também inclui conhecer as criptas de los Arzobispos, onde estao os restos de quase todos os padres da cidade, desde Jerónimo de Loayza (o primeiro) até o cardeal Augusto Vargas Alzamora, o último a falecer.

Mas, se você ñ curte essa coisa de privilegiar os ricos até na hora de morrer, entao ñ deixe de conhecer o Monastério de Sao Francisco. Ele fica duas quadras a direita do Palacio do Gobierno e possui dentro dele mais de 25 mil pessoas mortas. De todas as classes sociais, sem distincao. A visita custa 7 soles e estudante com carteirinha internacional paga meia. A visita inclui as principais salas do moastério, a biblioteca, que é de tirar o folego, e, as famosas Catacumbas! ñ é permitido fotografar, mas mesmo assim, eu tirei algumas. É impressionante e assustador. As catacumbas foram onstruídas imitando as romanas. Sao uma especie de labirinto, o teto é baixo e o cheiro bem estranho. Por todo lado vê-se ossos, separados pelo tipo. Primeiro tíbias, depois crânios e por aí vai. Aqui eram enterradas todas as pessoas de Lima, até a construcao do pirmeiro cemitério da cidade em

Um pouco a frente do centro, fica o Museo de la Inquisición, onde foram julgadas, torturadas e condenadas por heresia diversas. Numa das salas, sao reproduzidos mos tipos de tortura.

4 comentários:

  1. Até o pizarro vocês acharam!! rsrs
    E fantasmas, nada? E a Dai, entrou toda machona la nas catacumbas?? DUVIDO!!

    Saudadess
    bjss

    ResponderExcluir
  2. DEUS DO CEU, quanto morto! Li pra todo mundo, mas a mãe preferiu a novela... básico! hauhauhauh ! Bejinhos sis

    ResponderExcluir
  3. - Meu isso é um "mochilão" ou um documentário sobre a terra dos incas??? Eu vou confessar que em certo momento penssei que eatava no meio de um conto erótico"ele abriu a porta que dava p/ a escadaria de pedra tudo meio apertado" hummmm que quéé isso, aiaiai. Meu mudando de assunto pode falar p/ Dai que não pecisa de ter pressa p/ voltar não depois do recessso da copa o TRICOLOR parece que está benzido dois jogos e pasmem duas derrotas fala sério (Brsilerão)Beijão p/ duas e se cuidem hem...

    ResponderExcluir
  4. Puuuutz, lendo sua descrição lembrei perfeitamente de tudo! Fiz basicamente as mesmas coisas que você no dia que passei em Lima, há uns 3 anos. Meu pai e eu pegamos a van doida no aeroporto, uma confusão de gente, um veículo barulhento e veeeeeeeeeeeelho de dar pena!
    No centro, caminhadas pela praça de St. Martin, Ceviche de almoço (já comei? É OBRIGATÓRIO e delicioso. Lembra comida japonesa, mas muuuuuuuuuito apimentado), Catedral de Lima e as incríveis catacumbas do Monasterio de San Francisco! Já fiquei chocada logo na entrada, com aquela escuridão e sensação de aperto. Isso até olhar as ossadas empilhadas logo do lado. Credo!

    Ah, que vontade de estar aí junto!

    ResponderExcluir